Monday 19 April 2010

das expectativas amorosas

Ouvindo: Gota D'água - Chico

E por que é que ela ainda me leva a extremos?
Por que o agradá-la é meu objetivo se ela nem existe mais?
Tudo que me resta dela é sonho.
Idealizada.
Ou talvez o que resta seja a memória de tudo que eu queria ser ao falar com ela.

Porque nunca a vi. Nunca senti o cheiro. Nunca troquei um olhar.
Nunca dividi um riso.

Nao. Estou enganado! Na verdade, tudo que me resta é um orgulho.

Homem burro!
(Homem sábio...)
Consegue ver as razoes deturpadas.
Quer ser/saber mais e mais e quer ser bom e quer ser agradável de conversar e quer ser admirável.
Quer ser o melhor que consegue. Quer ser impressionante também. Como ela.
Quer ser lindo. Quer ser mentalmente chocante.

Por ter em mente um alguém que desafia seu intelecto, se leva a extremos do psicológico.
Se auto-analisa. Se diagnostica e se tenta curar logo em seguida.

Isso tudo por tem em mente alguém que nao é apenas inteligente, mas que também é bonita.
E isso, lhe parece ser o ápice de algum ser humano.
Ou melhor, de algum par "ideal".
Isso por que ela conseguiu ultrapassar a barreira que separa as pessoas com preocupacoes mundanas das pessoas que entendem o mundo bem demais pra se preocupar com ele.
Ela é linda, mas também é culta.
E o que ela sabe, envergonha. Eu incluso.
O que ela é, inteligente e bela, deixa outras pessoas sem chao.
Porque é impossível nao amá-la pra sempre.
É impossível nao idealizá-la sendo que ela é a materializaçao de tudo que sempre imaginei de melhor em uma mulher.

Outras mulheres nao sabem, mas ela tem a força e a fragilidade exata.
Ela sabe muito e por isso mesmo sabe suas infinitas limitaçoes.
Mas ela é extremamente forte apesar de se sentir perdida. um tubarao fora d'água.
Ela entende tudo o que este mundo tem a oferecer a alguém como ela.
Ela entende o potencial desta realidade.
E ela ve a beleza em tudo. Das pequenas coisas as imensas.
E por mais cética que seja, ela também é apaixonada e romantica.
Ela guarda em segredo, o sonho da pessoa impressionante que vai desafiá-la de verdade.
Desafiá-la a gostar mais do que se acha capaz.. Desafiá-la a pensar em coisas que ela ainda nao pensou.. Como é difícil!
Ela nao procura só beleza.. ela nao procura só intelecto...
Ela procura alguém que vai ter também, força na sua própria insegurança.
Alguém que sabe nao ter todas as respostas, mas que sabe o por que de nao ter todas as respostas.
Ela procura alguém que tentou achá-las e percebeu que a vida guarda a sete chaves alguns dos seus mistérios.
E ambos sabendo de tudo isso, saberiam como ser felizes. Pois com força acima do normal, alcançariam o que quisessem. O nada. O nada recheado com o tudo. O tudo daqui.
O indefinivelmente tranquilo e completamente vazio, lotado de coisas simples.
Um algo que faria toda a psicologia inútil, porque nao exigiria doses cavalares de racionalidade.

Ela de fato, cansa de ser racional as vezes.
Ela quer ser levada por sentimentos, pois isso se torna cada vez mais raro.
Muito embora ela seja mulher e tenha uma sensibilidade muito mais aguçada que a minha para esses assuntos envolvendo a química cerebral.

Mas eu queria saber o que ela tem de ambiçao.
Queria saber se ela realmente está bem sozinha.
Queria saber qual a opiniao dela a respeito de filhos.
Queria muito descobrir, onde a mente dela vai quando pensa em boas memórias da infancia.
Queria saber se ela já analisou, como eu, e percebeu a tendencia estranha os melhores escritores, as mentes mais lindas da história, possuiam os piores registros de sociabilidade, família e sanidade mental.
E queria saber se ela percebeu como eu que conhecimento em demasia isola.
E gostaria muito de perguntar se ela acha embriaguez por álcool e tpm os únicos modos válidos de explorar realidades alteradas.

Queria saber muita coisa dela. E de mais ninguém.
E isso me prova que estou, de fato, apaixonado pela mente dela e nao por ela como pessoa.
Sim, porque para me apaixonar por ela, eu teria que ve-la. Conversar até acabar o assunto.
Ver as reaçoes dela ao assistir Ingmar Bergman.
Ouvir ela falando de famílias e amigos. Ouvir suas análises das pessoas em sua vida.
Presenciar suas demonstraçoes de carinho para com as pessoas mais próximas.
Observar seu comportamento em relação a estranhos na rua.
Observar sua reação ao se deparar com as merdas da sociedade que, por tão reiteradas, já fazem parte da cultura do que é ser humano.
Queria ouvir ela falar de si mesma. De analisar seus próprios defeitos e falhas como amiga, como filha, como cidadã.
Ve-la cair no sono vendo um filme... Ve-la 5 minutos depois de acordar.
Ve-la xingando depois de bater a canela no pé da cama.
Ver sua reação ao ser jogada na piscina de roupa e tudo.
Ver sua reação ao receber uma tulipa.

Enfim, essas coisas que me fariam ve-la como humana e nao a deusa da inteligencia e da guerra que a imagino sendo.
Só entao eu poderia saber se eu realmente a amo ou se tudo que eu sempre idealizei condenou todas as minhas relacoes até hoje porque eu tenho uma tendencia de comparar mulheres reais a essa deusa imaginária e achar todos os defeitos que a musa nao tem.
Mas ela tem. Eu só nao tive a chance de conhece-los.

Mas eu sei que ela tem defeitos.. e em tese, aceito os defeitos das outras pessoas e até gosto deles.
E em tese, eu sei como fazer um relacionamento dar certo.
Acho que poderia ter ido muito longe com as últimas 3 pessoas com quem "namorei" se eu quisesse.
Elas queriam. Mas eu nao queria.

E daí fica a outra pergunta de um milhao de dólares.
Será que mesmo depois de conhecer os seus defeitos, eu ainda continuaria achando a musa fascinante?
graaande ponto de interrogacao!

No comments:

Post a Comment